Sim! Cobrar a pensão é um direito da criança e não seu, mãe! Inclusive a ação é movida em nome da criança contra o genitor que não paga a pensão corretamente. Aliás, você pode perder a guarda da tua criança se não tiver dinheiro e condições de cuidar dela, por isso faça o pai pagar a pensão para que você tenha meios de garantir todas as necessidades da tua criança.
Não! Você não precisa esperar três meses para cobrar as pensões atrasadas, este é um mito e não se confirma. A Lei não fala isso em nenhum lugar.
Eu não acho que processo seja rápido ou devagar. Processo é igual tratamento médico, ele precisa ser iniciado, os procedimentos precisam ser feitos e tudo deve andar no seu ritmo. Se for muito acelerado perde em qualidade, se for muito demorado, perde em efetividade. Precisamos entender que o Poder Judiciário tem muitas demandas, o lugar onde você mora influencia, agora, se você acha que Judiciário é lento, não perca tempo e busque logo um advogado.
Sim, o pai poderá ser preso se não pagar a pensão. Isso dificilmente acontece porque na hora da prisão os pais costumam achar o dinheiro, ou então a atual companheira, os avós, amigos, chefes… Dificilmente eles chegam ir para a prisão, mas sim, eles podem ser presos e ficar preso não perdoa a dívida, o que acontece é que ele vai preso, para um tempo lá e sai devendo do mesmo modo.
Sim, como profissional costumo solicitar diligências para ver se tem carros, motos, imóveis, terrenos e existem sistemas no processo que podem ser usados como RENAJUD, SISBAJUD e SNIPER. Também pode ser penhorado o FGTS e parte do salário, além de poder suspender a CNH desse pai.